O que é?
O muco cervical é um líquido por norma viscoso produzido pelo colo do útero, mais propriamente pelas glândulas uterinas. Este cobre-o, tendo uma textura espessa, e tem duas principais funções, impedir que as bactérias que se acumulam na zona da vagina atinjam o útero, mantendo-o saudável e por outro lado ajudar os espermatozóides a alcançar o útero durante o período fértil.
A elasticidade deste muco varia ao longo do ciclo menstrual para facilitar ou complicar a passagem dos espermatozóides. Durante o período infértil este é esbranquiçado, altamente pegajoso e muito viscoso, características que dificultam muito a passagem dos espermatozóides. Para poder haver fecundação (período fértil), se não houver qualquer tipo de problema, o muco altera-se, tornando-se transparente e muito elástico o que ajuda ao movimento dos espermatozóides, assim sendo estes conseguem chegar ás trompas de falópio e ocorre a fecundação do óocito II (que está suspenso em metáfase II).
Porém se a mulher não o produzir em quantidades suficientes ou ainda se a sua qualidade for fraca deixa de haver a barreira que mantinha o colo do útero saudável e os espermatozóides não vão conseguir atingir a cavidade uterina nem alcançar o oócito II para o fecundar.
Causas
Este problema pode ocorrer devido a anormais concentrações das hormonas ováricas, estrogénios e progesterona, (nomeadamente estrogénios pois estes controlam a viscosidade) no sangue, fazendo variar o seu nível de viscosidade e espessura. Esta variação pode também ser provocada por infecções ou toma de medicamentos.
Sintomas
Quando uma mulher tem o muco cervical incompetente não apresenta quaisquer sintomas específicos, pode contudo detectar este problema se notar que o seu corrimento vaginal aumentou ou diminuiu.
Diagnóstico e Tratamento
Para este problema ser detetado é necessário a realização de um teste, o teste pós-coital. Neste teste é analisada a qualidade do muco, em diferentes fases do ciclo feminino.
Numa primeira fase, se os testes informarem, como diagnóstico, um meio vaginal ácido, uma lavagem vaginal com uma solução neutralizante ou aplicar uma solução neutralizante de bicarbonato de sódio na vagina pode resolver o problema. No entanto, se o muco se mantiver "incompetente", a penetração do esperma na cavidade uterina apenas é assegurada através de uma inseminação intra-uterina, ou seja, o esperma é introduzido diretamente no útero, de modo a atingir o oócito II e, fecundá-lo.
Fontes
Catarina Silva
Cláudio Dias (tratamentos)
Sem comentários:
Enviar um comentário